GAZETA NOSSA - ANO XI | NÚMERO 220 | MAIO 2017
 

Coluna IHJ
Ivaldo Montarroios

 


A grande expectativa

Dizia o inesquecível pastor, arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara: “Engana-se quem pensa que o povo não pensa...opovo pensa...”

De alguma forma, é isso. Acabou o engodo. Como sempre, acaba. A história conta, desde o Império Romano. É humano. Parece ser. Mas, agora, tem uma estória de “economia” que não perdoa, “nem leva desaforo pra casa” e avisa, “não tem almoço grátis”, como dizemos na área financeira. Errou, tem que pagar. É incrível como a pessoa humana comete os mesmo erros (principalmente os brasileiros). Parece que nisso, sim, é humano.

Mas, agora, mexeu com economia, tem consequência. Se não entende, não se meta. Confusão maior que esta, nunca se viu. Diz o matuto que “desgraça só presta grande.” Taí. Agora, desapeiem os “safados” incompetentes e corruptos.

Entraram todos. De pompa e circunstância do poder a colarinho branco. De macacão a enxada. Está todo mundo “sambando” para aprender que não se brinca com coisa séria. Agora, é possível que o País melhore. Não é difícil. Basta corrigir o homem. Tudo é conseqüência do fazer certo ou errado. Caráter, defeitos, carências e excessos, tudo do homem.
 


Exposição A Pátria Nasceu aqui
De 01.05 a 30.06.17 no Shopping Guararapes.
Participação do Instituto Histórico de Jaboatão.

Diante do número de escolas visitantes e o interesse demonstrado pelo público, a direção do Shopping solicitou a prorrogação da exposição até o dia 30 de junho. Inequívoca demonstração de sucesso.

Esse trabalho, em perfeito nível de entendimento e cooperação, engrandeceu os promotores, Instituto Histórico e Município de Jaboatão.
 


A Rainha partiu

Imensa, a falta que vai fazer D. Maria Edileuza, mãe de nosso diretor Eugenio Lincoln. A tristeza e pesar também é nossa: Mirtes, Franklin, Getúlio, Celinha.
Encantadora figura. A chamávamos, carinhosamente, de “Rainha”. Sempre elegante e presente na vida e nas solenidades do Instituto Histórico.
 

 


 


44 Anos do IHJ


Agradecemos ao jornal GazetaNossa, através de seu diretor Paulo Rocha, a divulgação, com excelentes imagens e matéria, na edição de maio, da solenidade do dia 12, que aconteceu na sede do Instituto, em Jaboatão Centro, prestigiada por autoridades, associados e amigos do Instituto. Participaram da mesa de honra, além do presidente Ivaldo Montarroios, o representante do prefeito, José Carlos Campos, Dep. Federal Betinho Gomes, Vice Presidente do IHJ Luiz Regueira, tenor Otavio Lira e o primeiro Presidente do Instituto, Jackson Vieira de Melo.

A Diretora de Eventos Mirtes Figueiroa, Diretor de Patrimônio Eugenio Lincoln, com a comissão de Eventos, foram responsáveis pela organização. Ornamentação natural, com doação das flores de Socorro Vieira de Melo. Há dez anos, D. Zuleick Araújo (bibliotecária), com dedicação e amor, oferece o bolo da festa.


15ª Semana de Museus

De acordo com calendário do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, o Instituto Histórico de Jaboatão participou da 15ª Semana de Museus, no período de 15 a 21 de maio. Recebeu visitas de alunos e professores de escolas do ensino fundamental e ensino médio da rede pública e privada do município de Jaboatão dos Guararapes.

Apesar de parte do acervo estar servindo a exposição “A pátria nasceu aqui” no Shopping Guararapes, os alunos e visitantes tiveram a oportunidade de conhecer parte da cultura e história do município, com palestras e informações da diretoria e comissão de eventos do IHJ.
Mirtes Figueiroa, Juraci Amador, Maria do Carmo, Veraci Barbosa e Bibliotecárias, Zuleick
Araujo e Maria Virginia.